Dicas de Decoração

Móveis, decoração, cozinhas, quartos, salas, cortinados

Como escolher o sofá para a sala

0 Comentários

Quando penso em sofá fica na lembrança aqueles dias de inverno quentinha enrolada numa manta à lareira confortavelmente aninhada no sofá. O sofá não é uma peça de decoração qualquer, o sofá quer-se confortável, muito confortável. Nos dias de hoje temos poucas horas para relaxar em casa por isso que sejam horas de qualidade e muito conforto, para podermos desfrutar devidamente dos nossos ninhos. Existem vários modelos alguns até de marca e renome, mas o importante mesmo é sentir que o sofá foi feito à sua media e para si.

Tamanho do sofá

Na sala de estar o elemento principal é o sofá, estes podem ser grandes ou pequenos, individuais ou para duas, três pessoas ou mais, mas o ideal é ser à escala da sua sala, quarto etc. A dimensão do sofá é o grande problema da maioria das salas,  os sofás nem sempre estão na proporcionalidade certa para o espaço que se tem. Quer isto dizer que se a sua sala é pequena, na hora de compra o sofá não pense grande, porque depois não se torna prático e funcional andar a pedir licença para passar sempre que se levanta.

Muitas vezes optamos por um sofá com chaise-longue só porque gostamos e está na moda mas esquecemo-nos que este tipo de sofá é enorme e ocupam quase toda a sala, não precisa de gastar mais dinheiro, também é verdade, mas não é a mesma coisa. Para além disso também é mais certo cansar-se desse elemento porque não nos permite ter mais opções para grandes alterações e ocupa o espaço todo. Para quem gosta de mudanças, como é o meu caso esta não é certamente a melhor alternativa, eu adoro fazer alterações uma vez ou mais por ano mudo a disposição dos móveis, se não tenho espaço, não dá para mudar nada.

A cor do sofá

O outro aspecto a ter em conta e não menos importante é a cor e a textura do seu sofá. Neste caso o gosto pessoal e o estilo de decoração podem influenciar a escolha, no entanto, o conselho é: escolha cores neutras e não faça muitas mistura de texturas, assim pode criar focos de interesse para além dos sofás, com almofadas por exemplo. A qualidade dos materiais usados também é importante, lembre-se o sofá é um investimento de longa duração por isso vale a pena gastar um pouco mais e ficar satisfeito.

O modelo do sofá

modelos-de-sofasEscolher o modelo do sofá é um aspecto muito pessoal, depende do gosto, da personalidade até mesmo da propensão que cada um de nós tem para as modas. Na minha opinião, acho que os modelos clássicos ficam sempre bem e até se podem adaptar a vários estilos de decoração. Mas tem uma grande variedade de escolha. Pense, analise o estilo de vida das pessoas que usam o sofá e para que efeito quer comprar o sofá e adapte ao seu estilo de decoração.

Mais uma vez e só para não variar nada, não há regras, pode dar asas à sua imaginação,  mas tenha bom senso pense duas vezes, se for necessário, antes de adquirir um sofá, este é um investimento de longa duração, por isso tenha atenção, não vá atrás de modas, nem sempre são a melhor escolha. Boa deCoração

 

#cor do sofá#modelo do sofá#sofá#tamanho do sofá

Próximo artigo

Deixar uma resposta