Dicas de Decoração

Móveis, decoração, cozinhas, quartos, salas, cortinados

Estilos de decoração mais comuns

0 Comentários

Depois de ter em conta as diversas dicas de decoração é importante escolher o estilo de decoração de acordo com a personalidade e gosto pessoal. Quando falamos de decoração na maioria das vezes associamos a determinadas referências e acabamos por relacionar com um estilo de decoração. Seria complicado enumerar todos estilos de decoração, alguns deles até se confundem, podendo mesmo ser agrupados, no entanto vamos tentar falar de alguns estilos de decoração mais comuns.

A escolha de um vários estilos de decoração é o ponto de partida para a decoração de um espaço. Todos procuramos espaços confortáveis, harmonioso e funcionais, que preencham todos os nosso requisitos, no entanto, sabemos que para que isso aconteça as nossas casas deve ser o espelho da nossa personalidade e do nosso gosto pessoal e assim possamos viver a nossas casa como parte integrante. Vejamos de seguida os estilos de decoração mais comuns.

Estilo clássico

Dicas de Decoração | Estilo clássicoEste é o estilo que nunca sai de moda. É um estilo sofisticado e sóbrio sem grande exageros, no entanto é um estilo de decoração que destaca certos detalhes como materiais nobres sempre com linhas elegantes. Normalmente associado a a espaços amplos a um pé direito alto, por vezes até a tectos trabalhados, neste estilo de decoração nem as paredes e rodapés escapam à elegância sendo também muitas vezes ornamentados.

No estilo clássico tudo é valorizado: os tapetes, as cortinas, os candeeiros, o mobiliário as almofadas, tudo ´pensado ao pormenor e com um certo requinte. Usam e abusam de materiais nobres como as madeiras de cerejeira, carvalho e faia, porcelanas, cristais, bronzes, sedas e veludos.

A cor no estilo clássico é normalmente sóbria, brancos bejes e cremes combinam com castanho, verde e azul escuro. Sem esquecer os apontamentos dos dourados e bronze em pequenos pormenores como puxadores, molduras e espelhos por exemplo.

Estilo moderno e contemporâneo

Dicas de Decoração | Estilo moderno e contemporâneoApesar de os colocar no mesmo lote não são propriamente o mesmo. Ambientes simples e práticos são o seu forte, então opte pelo estilo moderno ou contemporâneo . Nestes estilos são valorizadas as linhas direitas, poucos objectos de decoração e materiais novos, sempre de boa qualidade e a pensar na comodidade e funcionalidade.

As Cores de eleição são os tons claros, cores neutras e castanho, cinzento e azul escuro, preto e branco. No caso do estilo contemporâneo já se valoriza mais a cor verde, vermelho e laranja e apontamentos de arte. Em ambos os estilos a iluminação é um elemento chave : janelas claraboias,candeeiros, são elemento chave neste estilo de decoração.

Estilo rústico

Dicas de Decoração | Estilo rústicoO estilo Rústico está muitas vezes ligado à casa de campo, montanha ou lago. É uma decoração acolhedora e aconchegante.

As madeiras as pedras expostas, materiais naturais sem acabamentos perfeitos são elementos chave. O pinho é a madeira mais utilizada tanto nos móveis como paredes, soalhos e tectos em diferentes texturas e tonalidades.

As cores usadas são os tons suaves. Os objectos decorativos não são deixados ao acaso, passando por relógios de parede, quadros, cestos e cerâmicas que acompanham com a decoração rústica.

Estilo romântico

Dicas de Decoração | Estilo românticoO estilo romântico pode também estar associado ao estilo clássico e a um ambiente vintage. Porém destacam-se os tons claros, pastel e os padrões floridos com certos apontamentos de cor. O mobiliário normalmente antigo escuro, branco ou beije. Os estofos são coloridos e muitas vezes floridos. Os tecidos têm normalmente padrões florais ou axadrezados onde predominam as rendas e os folhos.

Neste estilo os quartos tem um foco especial, as camas são imponentes, cabeceiras forradas, colchas e almofadas que se complementam onde muitas vezes faz parte o tradicional dossel. Os objectos decorativos são pensados ao pormenor: molduras, caixinhas espelhos arranjos florais.

Estes são os estilos de decoração mais comuns, mas há muitos mais e ao longo dos textos iremos falar deles tais como: Casual Chiq, retro, minimalista, oriental, eclético, etc. No entanto podemos afirmar que os mais comuns são o ponto de partida para dar asas à sua imaginação e se aventurar a decorar os seus espaços sem pagar a um especialista, conseguindo assim um ambiente muitos mais seu, ao seu estilo de decoração e de quem habita na casa, cheio da vossa personalidade e gosto pessoal. Aventure-se e comece, o que custa é dar o primeiro passo depois é uma questão de deixar fluir.

#Estilo Clássico#estilo contemporâneo#Estilo moderno#Estilo Romântico#Estilo Rústico#estilos

Artigo anterior